Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 322

durante muito tempo os pacientes tomaram drogas alopáticas fortes, e casos que já chegam ao homeopata no estágio terminal.

Casos homeopaticamente desordenados

Os pacientes que já se trataram durante anos com homeopatia sem obter um benefício significativo são os que fazem com que qualquer homeopata experimentado se encolha de medo. São os casos mais temidos por serem os mais difíceis de tratar. Na homeopatia, toda prescrição é baseada na totalidade dos sintomas, que é a manifestação visível da atividade do mecanismo de defesa. Quando um paciente recebeu inúmeros medicamentoi homeopáticos durante alguns anos, as respostas do mecanismo de defesa são alteradas, de início, de forma sutil e, mais tarde, pro¬fundamente. Quando for tomada a decisão de indicar o paciente a um homeopata mais experiente, as manifestações do mecanismo de defesa estarão tão seriamente alteradas que é quase impossível descobrir a série correta de medica-mentos e interpretar suas ações com precisão.
Os casos de desordem do mecanismo de defesa basi¬camente podem ser divididos em duas categorias:

1. Curáveis
2. Incuráveis

Os casos curáveis são aqueles em que o mecanismo de defesa ainda é bastante forte, sendo capaz de responder às prescrições bem selecionadas. Os casos incuráveis, por outro lado, são aqueles em que o mecanismo de defesa foi tão enfraquecido que não se tem mais qualquer espe¬rança na possibilidade de uma resposta curativa nem mesmo através de uma prescrição correta; nesses casos, o objetivo é apenas a paliação, não a cura.