Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 320

Se ocorrerem erupções de pele ou supurações, não é provável que sejam acompanhadas de uma melhora real dos níveis mais profundos do paciente, embora haja uma melhora definitiva numa pequena porcentagem dos casos. Pode-se supor que os sofrimentos advindos dessas erupções ou supurações sejam sérios e persistentes. E freqüente a necessidade de uma prescrição rápida nesses casos; mesmo assim, a imagem do novo medicamento ainda não estará clara. Não obstante, o homeopata deve fixar-se no medi¬camento mais próximo do caso no momento. Isso exige grande habilidade; por conseguinte, esses casos não devem ser aceitos por principiantes.
Nos casos incuráveis, geralmente não se observa o re¬torno de sintomas antigos; o mecanismo de defesa é muito fraco para voltar ap nível de vibração anterior.
Presumindo-se uma excelente prescrição, os casos incuráveis têm uma oportunidade de sobrevivência, em relativo conforto, por muitos anos, dependendo, natural¬mente, da condição da gravidade inicial. Suas manifesta¬ções seguem as direções tradicionais da resposta curativa; assim, só a habilidade e a experiência do homeopata po¬dem proporcionar uma efetiva mitigação da doença.
Este capítulo parece implicar que, sob tratamento homeopático, os pacientes com graves doenças crônicas sofrem inexoravelmente. Isso pode ser verdade nos casos mais graves, mas permanece o fato de que, durante todo o tratamento, eles definitivamente sofrem menos do que teriam sofrido em seu estado inicial, sem o tratamento homeopático. O tratamento homeopático sempre é válido nesses casos, pois é a única esperança que eles têm.