Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 302

interpretar as respostas dos pacientes aos medicamentos.

Capítulo 16
Princípios que envolvem o controle dos períodos de longa duração

Quando se trata de interpretar as mudanças de longa duração durante a prescrição homeopática, as variações de paciente para paciente tornam-se tão complexas que o único meio de discuti-Ias é em termos dos princípios e ca¬tegorias gerais. E. impossível considerar cada eventualida¬de num manual; mas, neste capítulo, espero fornecer os princípios básicos que orientam o controle dos casos du¬rante um longo período. Talvez os exemplos reais dos casos apresentados no apêndice B ilustrem de modo mais específico a maneira pela qual esses princípios podem ser aplicados êom precisão aos casos individuais.
Uma vez mais, ao lidar com circunstâncias difíceis como as apresentadas liqui, deve-se advertir o leitor de que a arte do controle de longa duração só pode ser adqui¬rida pela instrução supervisionada por um homeopata expe¬riente e instruído. Essa compreensão não pode ser adqui¬rida apenas pela leitura de livros.
Nesta parte do livro, levamos em consideração a apli¬cação prática, mas é sempre bom lembrar que tudo o que estamos discutindo surge das leis e princípios gerais des¬critos na primeira parte. O primeiro passo para a apren¬dizagem do controle dos casos com graus variados de complexidade é uma boa fundamentação teórica. Um sim¬ples conhecimento da materia medica não é suficiente. O conhecimento da teoria deve ser combinado com o conhe¬cimento da materia medica, mais a experiência clínica prática, para determinar a resposta a todas as situações. Não é tanto uma questão de "encontrar o medicamento