Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 267

esferas mental ou emocional e com problemas restritos ao plano físico é pos¬ sível esperar que se recuperem mais rápida e facilmente. Quanto mais profundo for o centro de gravidade, tanto mais desfavorável será o prognóstico.
3. O grau de hipersensibilidade aos estímulos. As pes¬soas sensíveis a todas as mudanças do ambiente, que são excessivamente afetadas pelo sofrimento e pela violência, que reagem fortemente ao mínimo ridículo ou rejeição, que não toleram o confronto, que constantemente têm que observar o alimento que comem, que pegam com muita facilidade resfriados, etc. – esses são pacientes com maio¬res probabilidades de terem um diagnóstico desfavorável. Seu organismo é incapaz de manter um equilíbrio estável e o mecanismo de defesa deve ser constantemente acionado a fim de restabelecer o equilíbrio.
4. A história passada e a história da família. Os pa¬cientes que têm uma história de doenças profundas e sérias ou de muitas terapias supressivas terão maiores probabili¬dades de se depararem com problemas até alcançarem a cura. Pacientes que provêem de famílias com muitas influências miasmáticas profundas – isto é, mortes precoces por sérias mudanças patológicas, parentes com doen¬ças crônicas debilitantes, perturbações mentais graves na família, etc. – oferecem maiores dificuldades durante o tratamento.

Qualquer um dos fatores antes mencionados, quando observado em determinado paciente, é forte indício de suspeita. Até um fator desses deve ser tomado como indício de uma dificuldade em potencial, e maiores indagações terão de ser cuidadosamente dirigidas para a compreensão da profundidade da doença. Ocasionalmente, um paciente mostrará apenas um dos fatores acima mencionados sem ter um prognóstico fortemente adverso. De forma geral, no entanto, se um desses fatores estiver presente, os outros tenderão a estar, também. Os pacientes que possuem todos os quatro aspectos, não