Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 253

cansado". Mesmo os desejos ou aversões por alimentos são considerados’ sinto¬ mas físicos gerais: "Tenho necessidade de doces", "Detesto carne" ou "Estou sempre com vontade de tomar bebidas frias". Esses sintomas representam manifestações do organismo todo e não apenas do estômago.
Os sintomas sexuais seguem-se, em importância, aos sintomas físicos gerais. Neles estão incluídos o grau de desejo sexual, o grau de satisfação sexual e o agravamento ou melhora pela menstruação. :Esses sintomas, relacionados com os órgãos genitais particulares, no entanto, estão arrolados como sintomas locais: isto é, irregularidades menstruais, corrimentos, ou inabilidade de ter ou de man¬ter a ereção.
A seguir, em importância, estão os sintomas do sono, que, naturalmente, são sintomas gerais. Eles surgem de estados mentais. e emocionais, de certos desequilíbrios hormonais e eletromagnéticos, da irrequietação física, etc. Por conseguinte, arrolamos sintomas como a posição em que o paciente dorme, posições em que não consegue dor-mir ou em que ocorrem sonhos perturbadores, partes do corpo que tendem a ficar descobertas durante o sono, hora em que acorda, insônia, sonolência, etc.
Aos sintomas físicos em particular é dada uma signifi¬cação relativamente menor. Embora esses sintomas possam ser de grande intensidade, afetam apenas uma parte do organismo e são, por conseguinte, uma manifestação rela¬tivamente insignificante do mecanismo de defesa.
Finalmente, são de menor significado as mudanças patológicas de tecido. Elas têm grande importância para o diagnóstico alopático e também para se determinar uma impressão prognóstica, mas são relativamente pouco impor¬tantes para a. seleção real do medicamento. Por exemplo, o problema comum de retenção de urina num homem idoso, que tem a próstata dilatada, não pode ser usado