Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 247

alívio da febre. Pode haver sede com a febre, ou falta de sede. Cada um desses sintomas pode levar o homeopata a um medicamento diferente.
Cada sintoma deve ser examinado com cuidado exa¬tamente nesse grau de detalhe, até se chegar a uma totali¬dade dos sintomas agudos. Dessa totalidade, pode ser de¬terminado o medicamento para aquele momento em par¬ticular. Naturalmente, o andamento dos sintomas muda rapidamente durante uma moléstia aguda, podendo ser indicado outro medicamento algumas horas depois. Mas sempre que o medicamento for dado com base na totali¬ dade dos sintomas agudos do momento, a tendência é haver uma evolução acelerada para a cura, o que resulta em considerável alívio para o paciente.

Capítulo 13
Avaliação dos sintomas

Logo que o caso for tomado e registrado de maneira detalhada e completa, é possível começar o processo de estudo que levará, enfim, à primeira prescrição. Para os iniciantes, talvez seja melhor explicar aos pacientes com doenças crônicas que é necessário um estudo específico do caso para se chegar à primeira prescrição; por isso pede-se-Ihes que voltem um dia ou dois depois para receber a prescrição. Esse procedimento ajuda a evitar prescrições apressadas, que constituem a perdição de todos os homeo¬patas, sempre às voltas com horários apertados. Esse plano de ação não desapontará o paciente; pelo contrário, me¬lhorará a prescrição homeopática cuidadosa; isso não só é útil à necessária cooperação do paciente, como também ajuda a incutir-lhe a necessidade de um relato acurado e completo dos sintomas.
No início da carreira, talvez o homeopata tenha de fazer várias