Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – page 242

etc. Para esse novo estado, então, o intelectual estuda outros livros de nutri¬ção e decide tomar doses maciças de vitamina B para cor¬rigir o que ele supõe ser uma deficiência vitamínica, o que, por sua vez, produz outros sintomas, e o processo continua.
Quando o intelectual chega ao homeopata, já usou tanto a sua mente para interferir de maneira profunda na própria expressão natural do orgànismo, que se torna vir¬tualmente impossível descobrir o que o mecanismo de de¬fesa estava tentando fazer em primeiro lugar. O intelectual, naturalmente, pode explicar a razão de cada alteração acon¬tecida, mas é impossível discernir os sintomas resultantes das alterações anteriores e as expressões verdadeiras da patologia. Em tal situação, a única coisa a fazer é reco¬mendar ao paciente que suspenda todas as vitaminas, siga uma dieta baseada somente naquilo de que sinta necessi¬dade ou desejo, e retorne alguns meses depois para a en¬trevista homeopática.
Outro grande problema apresentado pelos intelectuais é a insistência em tomarem eles mesmos todas as decisões com relação à terapia. Eles querem saber a razão de tudo e insistem em participar de cada julgamento. Naturalmente, os pacientes devem assumir a responsabilidade geral pela sua saúde e ter iniciativa suficiente para pedir uma infor¬mação básica com relação ao progresso, prognóstico e fun¬damento lógico que sustenta a terapia que está sendo usa¬da. Mas esse processo não deve ser levado tão adiante que possa envolver o paciente em toda decisão, por pequena que seja. Isso é algo a que o homeopata foi treinado du¬rante muitos anos. Em certos momentos, uma pessoa deve descansar e reconhecer o valor da especialização.
Essa questão se torna mais evidente nos pacientes in¬telectuais que compram materia medicas e estudam os me¬dicamentos que lhes são dados. Não tendo nenhum trei¬namento nem experiência clínica, eles se confundem facil¬mente com as várias sutilezas implicadas na escolha de um medicamento. Pior ainda: logo que lêem a respeito de