Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 201

importância, como expressões da verdadeira personalidade do medicamento. Essa graduação é altamente subjetiva e pode variar um pouco de homeopata para homeopata; contudo, podemos oferecer uma aproximação rudimentar à forma pela qual os sintomas são classificados, do mais confiável ao menos confiável.
Os parâmetros mais importantes no julgamento da confiabilidade dos sintomas são os seguintes:

1. Sintomas curados. Sintomas curados como parte de uma cura completa, seja durante a experiência, seja na aplicação clínica.
2. Freqüência. Sintomas encontrados com maior freqüência entre os sujeitos.
3. Intensidade. Sintomas que produzem os efeitos mais poderosos nos sujeitos.
4. Potência. Sintomas que ocorrem durante o teste das potências mais altas são mais confiáveis do que os que ocorrem durante as doses brutas. .
5. Tempo. Sintomas que surgem num sujeito imediatamente após a administração do medicamento, especialmente se for numa potência alta, são mais significativos do que os que ocorrem posteriormente.

Por conseguinte, os sintomas aos quais se dá maior grau de confiabilidade são, naturalmente, os sintomas curados (que fazem parte de uma cura completa), que também são observados num número maior de sujeitos, com grande intensidade e velocidade, e que são evidentes mesmo após a administração de potências altas. Os, sintomas menos confiáveis são os que ocorrem de maneira fraca em apenas alguns dos sujeitos, os que ocorrem muito tardiamente, os que ocorrem somente em casos de envenenamentos, ou os que foram curados apenas de maneira acidental, sem uma correspondente melhora geral da saúde.