Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 200

modalidades. Por fim, a experiência é "revelada". Os sintomas gerados pelos sujeitos que receberam placebos são retirados dos registros dos sujeitos em teste, a menos que haja uma discrepância marcante na freqüência ou intensidade. Os experimentadores, então, cotejam todos os sintomas remanescentes, entregando-os para publicação.

[b:12dt11z2]A formulação das "matéria médicas"[/b:12dt11z2]

As experiências descritas são o primeiro passo para o nascimento e aparecimento de um medicamento. Essas experiências precisas, mais toda a informação disponível na literatura toxicológica, fornecem os dados brutos que formam os fundamentos básicos para a utilização do medicamento. Apesar de a informação ser elaborada e detalhada, ainda assim é incompleta até ser provada clinicamente. O medicamento é administrado por profissionais de confiança às pessoas doentes, de acordo com os sintomas gerados nos experimentos. Desse modo, à medida que a experiência clínica cresce, são feitos registros cuidadosos dos sintomas curados durante um processo de cura verdadeira do paciente em sua integralidade em todos os seus três níveis. É muito importante entender que somente os sintomas assim curados, levando em consideração a pessoa toda, é que são significativos; negligenciam-se os sintomas ocasionais, que desaparecem aleatoriamente sem uma mudança curativa correspondente nos demais níveis do paciente.
Finalmente, surge o quadro completo do medicamento, que abrange todas as fontes: a literatura toxicológica, os experimentos e observações clínicas. Logo que essa imagem completa estiver disponível, o medicamento pode ser incluído numa matéria médica completa. É possível que um homeopata bastante familiarizado com o medicamento crie uma gradação dos sintomas de acordo com a