Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 195

ser anotadas, para que se possa colocar o verdadeiro significado do sintoma em sua perspectiva própria. A seguir, damos um exemplo desse tipo de anotação: uma pontada moderada atrás do olho esquerdo, irradiando-se em direção à têmpora esquerda, que ocorreu às 9h00 depois de o paciente ter sido criticado pela mulher por ter esquecido de trazer o leite; durou quarenta minutos, agravando-se pelo movimento repentino e com o ruído, melhorando com a pressão e aplicações frias. Outro exemplo: irritabilidade motivada por coisas banais e pelo ruído, acompanhada dé fome; ocorrida às 15h30, não foi aliviada caminhando nem tomando ar fresco, mas apenas com a ingestão de alimento. Depois do registro de todos esses detalhes a respeito do estado normal do sujeito pelo menos durante um mês, sua "linha de base" estará suficientemente delineadapara que se dê início ao experimento.
Antes de começar, o painel dos experimentadores que levarão adiante a experiência contém todas as anotações sobre a perspectiva dos sujeitos e as registra a fim de decidir quem pode participar. As seguintes pessoas devem ser excluídas da experimentação desde o início:

1. As que revelaram uma certa quantidade de sintomas emocionais ou mentais. Muitos sintomas desse domínio confundem os resultados finais.
2. Aquelas que obviamente omitiram a lembrança de sintomas ou que mostraram superficialidade no relato. Essas tendências indicam falta de clareza mental ou falta de sinceridade.
3. As que sofrem de doenças resultantes de hipersensibilidade – como asma, febre do feno, alergias, hipersensibilidade a alimentos, etc.

[b:19y8x8dn]Local para a experiência[/b:19y8x8dn]