Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 185

[b:1faclcnc]Capítulo 10
O nascimento de um medicamento[/b:1faclcnc]

Uma vez dominada a teoria homeopática fundamental, nossa principal preocupação será com o próprio medicamento homeopático – o instrumento pelo qual o processo da cura é acionado. Para ser eficiente, esse instrumento deve ser altamente refinado no preparo e experimentado de forma acurada. Na atualidade, existem, literalmente, milhares de medicamentos derivados de minerais, plantas e tecidos doentes, cujas características foram completamente delineadas por experimentações cuidadosamente conduzidas, e alguns outros milhares que foram apenas parcialmente experimentados. Todavia, para que a homeopatia continue a progredir, é necessário continuar realizando experimentos com novos medicamentos, o que fatalmente leva a uma expansão do equipamento terapêutico. Para atingir esse objetivo, é necessário ter claramente definidos os modelos dos métodos atuais de realização de uma experimentação acurada e completa.
A base teórica fundamental para a experimentação de drogas em pessoas saudáveis foi enunciada originalmente por Samuel Hahnemann, conforme descrição no capítulo 6. No Aforismo 21, Hahnemann descreve o princípio básico:

"Ora, sendo inegável que o princípio curativo dos remédios não é perceptível por si mesmo e como nas experiências puras com os remédios, desenvolvidas pelos observadores mais rigorosos, nada pode ser observado que os constitua em medicamentos ou remédios a não ser o poder de causar alterações distintas no estado de saúde do corpo humano e, particularmente, no corpo do “indivíduo saudável’,