Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 184

realizações profissionais.
Neste manual, presume-se o conhecimento relativo de uma informação médica regular por parte do leitor. Assuntos como anatomia, psicologia, diagnóstico físico e de laboratório, as muitas variedades de diagnóstico para as diversas categorias de doença, assim como os tratamentos médicos regulares para essas categorias são importantes para se ter uma visão abrangente do que está ocorrendo com um paciente num determinado momento. Mesmo que a nomenclatura padronizada das doenças utilizadas pela ciência médica não seja básica para a seleção do medicamento homeopático, é importante um conhecimento acurado do estado patológico do paciente para se chegar a um prognóstico preciso de qualquer caso.
Por essa razão, os médicos automaticamente levam certa vantagem ao lerem a respeito da homeopatia. Presume-se que eles estejam prontos para mergulhar diretamente no material puramente homeopático aqui apresentado. A experiência mostra, no entanto, que, por razões práticas e doutrinais, é provável que os médicos não respondam à homeopatia em número suficiente para satisfazer à demanda pública crescente. Por outro lado; é bem possível que muitos estudantes que não fazem medicina se empenhem no estudo disciplinado da homeopatia. Por isso, é importante enfatizar que, embora não seja necessário ser um especialista em assuntos médicos, para se tornar um bom homeopata é necessário estar bem informado a respeito da ciência médica a fim de corresponder adequadamente à responsabilidade para com os pacientes.
Nesta parte, tentaremos discutir de modo detalhado os vários aspectos técnicos da receita homeopática. Em cada capítulo os princípios descritos na parte I serão traduzidos, na medida do possível, em termos práticos. Por essa razão, essas duas partes estão sendo combinadas em um volume: trata-se de duas maneiras de descrever as mesmas leis e princípios.