Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 183

homeopata de maneira profunda e significativa. Devido à própria natureza da homeopatia, o médico se torna participante íntimo da vida do paciente, envolvendo-se em cada um de seus aspectos e sendo, de imediato, solidário e sensível, bem como objetivo e compreensivo. Para o homeopata, cada dia é um processo vivo, e a experiência das regiões mais profundas da existência humana é obtida de forma muito rápida. Quando a homeopatia é praticada com esse grau de envolvimento, ela tanto estimula o crescimento do médico quanto do paciente.
Em cada caso, o homeopata enfrenta uma nova variação dos muitos modos pelos quais as leis fundamentais são aplicadas aos indivíduos. Cada caso é tão único que é literalmente impossível escrever um manual que possa aplicar-se com precisão a um determinado indivíduo. Ainda assim, é possível descrever os padrões comumente vistos na prática homeopática; tal é o propósito da parte II deste livro. Ela pretende fornecer pautas pelas quais os médicos homeopatas possam aprender a aplicar os princípios enunciados na parte I.
É muito importante reconhecer que a arte da aplicação prática não pode ser aprendida apenas nos livros. Os livros podem fornecer uma estrutura geral, mas não são suficientes para tornar o praticante capaz de lidar com um caso específico. A instrução supervisionada por um homeopata experiente é absolutamente necessária. Essa instrução ensina ao iniciante a necessidade de julgar cada caso em particular de modo a ser coerentemente exato na tomada de decisão. No início, os equívocos são muito freqüentes, o que é inevitável; mas o feedback proporcionado por um homeopata experiente pode capacitar o praticante a aprender com ele. A própria qualidade da circunspecção, tão necessária, é aprendida. Ela ajuda a desenvolver a capacidade para ser decidido e, ao mesmo tempo, estar disposto interiormente a duvidar de todos os julgamentos. Esse procedimento exige um treinamento intenso, tanto para a homeopatia quanto para as demais