Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 170

respeito do conceito de miasma; por essa razão, neste livro enfatizarei o termo "predisposição" ao invés de "miasma". Além disso, não descreverei os detalhados sinais e sintomas clínicos associados a cada miasma, para evitar que os leitores incorram em erro aceitando a idéia de prescrever baseados apenas no miasma.
Mais uma confusão que surgiu desde os tempos de Hahnemann é a de que certos miasmas são uma combinação complexa de dois ou mais dos miasmas originais. O exemplo mais conhecido dessa confusão é o do assim chamado "miasma da tuberculose", que é, na verdade, uma combinação de psora e sífilis. A história das doenças neste planeta contradiz claramente essa teoria. O" miasma da tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade, encontrada nos esqueletos dos seres humanos primitivos. O da sífilis, por outro lado, era desconhecido do continente europeu até ser levado da América do Norte por Colombo.
A contribuição mais importante de todas as investigações que Hahnemann fez sobre os miasmas é a afirmação da existência das camadas de predisposição, subjacentes aos períodos de alternância das doenças temporárias; "essas camadas devem ser levadas em conta em um tratamento que pretenda ser completamente curativo. Em tais casos, a cura completa exigirá um tempo relativamente longo, enquanto o médico remove sistematicamente camada após camada das predisposições às fraquezas, prescrevendo com cuidado cada medicamento, baseado na totalidade dos sintomas do momento (ver figura 9). Cada camada é sempre o resultado de outras camadas subjacentes, e há uma seqüência definida em sua apresentação. Se um medicamento for prescrito regularmente com base apenas no passado ou no histórico da família e não na sintomatologia atual do paciente, ele pode, na verdade, interromper o processo de cura. Pior ainda, essa prescrição pode desordenar o mecanismo de defesa a ponto de dificultar o discernimento da imagem do medicamento