Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 166

muito convincente:

"Um rapaz de treze anos, depois de sofrer desde a infância de Tinea capitis, pediu que a mãe a eliminasse para ele. Após oito ou dez dias, ele ficou muito doente, sendo acometido por asma, dores violentas nos membros, nas costas e no joelho, que não aliviavam, até que, um mês mais tarde, uma erupção de prurido irrompeu por todo o corpo". (Pelargus, [Storch] Obs. clin. Jahrg., 1722, p. 435.)
"A Tinea capitis foi expelida por uma menina pequena com a utilização de purgantes e outros remédios, mas a criança foi atacada de opressão do peito, tosse e grande lassidão. Só quando ela parou de tomar os remédios, quando a Tinea apareceu novamente, a menina recuperou rapidamente a alegria." (Pelargus, Breslauer Sammlung v. Jahrg., 1727, p. 293.)

"Uma menina de três anos apresentou prurido durante várias semanas; depois da aplicação de um ungüento o prurido desapareceu, mas ela passou a apresentar, no dia seguinte, um catarro sufocante com ronco, entorpecimento e frio em todo o corpo; a menina não se recuperou até que o prurido reapareceu." (Suffocating catarrh, Ehrenfr., Hagendorn, Hist. Med. Phys. Cento I., hist. 8, 9.)

"Um menino de cinco anos sofria há muito de prurido, e quando esse foi eliminado com uma pomada, deixou uma grave melancolia, acompanhada de tosse." (Riedlin, Obs. Cento lI, obs. 90, Aubsburgo, 1691.)

"Uma garota de doze anos sofrera constantemente de prurido. Após a aplicação de um ungüento o prurido foi eliminado. Mas a menina passou a ter uma febre aguda com catarro sufocante, asma e inchaço e, mais tarde, pleurisia. Seis dias depois, após ingerir um remédio de