Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 163

verdade e assim será para sempre… Só a homeopatia ensinou antes de tudo como curar as tão bem definidas doenças idiopáticas… por meio de poucas e pequenas doses de remédios homeopáticos corretamente selecionados.
Por que razão, então, esse resultado menos favorável, esse resultado desfavorável de continuação de tratamento das doenças crônicas não venéreas? Qual era a razão do insucesso de centenas de esforços para curar outras doenças de natureza crônica de modo a alcançar uma saúde duradoura? Será que isso se devia aos poucos medicamentos homeopáticos que até então haviam sido experimentados quanto à sua ação pura? Isso servia de consolo aos seguidores da homeopatia, mas essa desculpa, que chamamos de consolo, jamais satisfez o fundador da homeopatia – principalmente porque o acréscimo de novos medicamentos comprovadamente valiosos, que aumentam de ano para ano, não resultou em nenhum progresso na cura das doenças (não venéreas) crônicas; enquanto isso as doenças agudas não apenas são eliminadas de maneira razoável por meio da correta aplicação dos medicamentos homeopáticos, como têm a assistência da força vital preservadora, que jamais fica inativa no nosso organismo, e encontram uma cura rápida e completa.
Por que, então, essa força vital atacada de maneira eficiente pelo medicamento homeopático não pode produzir uma recuperação verdadeira e duradoura no caso dessas moléstias, embora conte com a ajuda dos medicamentos homeopáticos que melhor abrangem seus sintomas presentes, enquanto essa mesma força, criada para a restauração do nosso organismo, é tão infatigável e bem-sucedida na sua ação de completar a recuperação, mesmo no caso de graves doenças agudas? O que a impede?
Descobrir a razão pela qual todos os medicamentos conhecidos de homeopatia fracassaram na obtenção de uma cura verdadeira para as