Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 158

complexa sem que uma delas se cure.
5. Duas doenças semelhantes curam-se uma à outra. Aqui a semelhança é um fator mais importante do que a intensidade da doença.
6. As enfermidades graves podem enxertar na constituição do indivíduo uma predisposição suficiente à doença crônica, que pode durar a vida toda e persistir nas gerações subseqüentes.

Sumário da parte sobre terapia supressiva

1. As próprias drogas alopáticas são estímulos morbíficos parà o corpo humano.
2. Os efeitos "colaterais" são, na verdade, sinais do mecanismo de defesa, que está reagindo a essa influência morbífica.
3. O uso de muitas drogas alopáticas pode prejudicar de tal forma o mecanismo de defesa que o paciente corre o risco de tornar-se virtualmente incurável.
4. Como as drogas alopáticas nunca são prescritas de acordo com a lei dos semelhantes, elas inevitavelmente sobrepõem ao organismo uma nova doença causada pela droga.
5. As drogas têm dois efeitos: a influência morbífica direta e a influência supressiva, resultante da eliminação da melhor resposta possível do mecanismo de defesa.
6. A supressão pela droga é o fator mais importante do aumento alarmante das doenças crônicas em nossas sociedades.

Sumário da parte sobre vacinação

1. A vacinação não é, na verdade, um exemplo de princípio homeopático, pois trata-se da administração indiscriminada de uma substância a toda a população, sem levar em consideração a