Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 136

homeopático" resultante é uma forma de energia intensificada que pode ainda ser administrada de acordo com o princípio básico de ressonância da lei dos semelhantes, mas agora com capacidade acentuada para afetar o plano dinâmico do organismo e, por conseguinte, produzir uma cura duradoura de todo o organismo.
Como foi descrito no capítulo anterior, a primeira grande descoberta de Hahnemann foi a importância de "experimentar" as substâncias em seres humanos voluntários e saudáveis para obter uma completa descrição da sintomatologia da substância. Infelizmente, no entanto, a maioria das substâncias potencialmente úteis são altamente tóxicas em sua ação biológica – substâncias como o arsênico, o mercúrio, a beladona, os venenos de cobra, etc. Dispunha-se de alguma informação sobre os envenenamentos provocados por essas substâncias, mas a sintomatologia não era tão acurada como Hahnemannn necessitava para a prescrição homeopática. Foi nesse processo de luta para resolver o problema que Hahnemann fez sua descoberta.
De início, ele simplesmente tentou diluir as substâncias. Isso acontecia, naturalmente, ao reduzir a toxicidade dos agentes, mas o processo também reduzia proporcionalmente o efeito terapêutico. Hahnemann, então, descobriu, de alguma forma, a técnica de adicionar energia cinética às diluições, agitando, ou seja, por meio da "sucussão". A essa combinação da sucussão com a diluição serial Hahnemann chamou "potencialização" ou "dinamização". A observação decisiva foi a de que, quanto mais a substância for submetida à sucussão, e diluída, maior será o efeito terapêutica, enquanto ao mesmo tempo fica neutralizado o efeito tóxico.
Vamos agora descrever de que maneira as farmácias homeopáticas preparam seus remédios. Serão fornecidas descrições detalhadas no capítulo 11, mas é importante que se faça aqui, em favor da clareza, uma breve descrição. Inicialmente, a substância é dissolvida numa