Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 130

do homem, que depende das sensações e funções; na verdade, seu poder curativo deve-se apenas ao poder que possuem de alterar o estado de saúde do homem".
O procedimento sistemático de testar as substâncias em seres humanos saudáveis para elucidar os sintomas que refletem a ação da substância é chamado de "experimentação". Hahnemann desenvolveu procedimentos específicos para conduzir uma experimentação, e os procedimentos que cabem às condições e circunstâncias modernas serão fornecidos neste livro. As experimentações continuam desde o tempo de Hahnemann e são a base para a escolha de um determinado medicamento para um paciente em particular. Dessa forma, a manifestação do sintoma do paciente e a manifestação do sintoma do medicamento se combinam, possibilitando que os princípios de ressonância excitem e fortaleçam o mecanismo de defesa, provocando a cura.

[b:kdy4a74b]A experimentação dos medicamentos[/b:kdy4a74b]

Durante uma experimentação, introduzimos no organismo uma substância de concentração suficientemente alta para perturbar o organismo e mobilizar seu mecanismo de defesa. O mecanismo de defesa produz um espectro de sintomas nos três níveis do organismo; esse espectro, então, caracteriza a natureza peculiar e única da substância; Da mesma forma, anotamos os sintomas do paciente, registrando o modo característico pelo qual seu organismo reagiu ao estímulo morbífico no plano dinâmico. Em ambos os casos, a causa excitante deve ser suficientemente forte para mobilizar o mecanismo de defesa, de forma que haja produção de sintomas. Isso ocorre somente se o agente for suficientemente forte ou se a pessoa for suficientemente sensível à freqüência vibratória da substância.
Felizmente para a ciência terapêutica, os quadros de sintomas dos