Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 116

4. Toda substância tem uma freqüência ressonante particular pela qual vibrará com máior força quando estimulada por uma onda de freqüência semelhante. Essa freqüência ressonante pode ser facilmente discernível num objeto homogêneo, por exemplo, ou difícil de perceber num objeto não homogêneo, como o corpo humano.
5. O campo eletromagnético do corpo humano pode ser considerado como o seu "plano dinâmico" – um plano de complexidade inconcebível que, no entanto, se conforma a leis e princípios fundados nos conceitos eletromagnéticos de ressonância, harmonia, reforço e interferência. Essas leis e princípios, por conseguinte, são a base para a nova "medicina da energia".

Sumário da parte sobre o mecanismo de defesa

1. A maioria dos estímulos morbíficos é manejada de maneira bem-sucedida pela força vital, sem produzir sintomas. Se o estímulo morbífico for mais forte do que o mecanismo de defesa, a resposta inicial será uma mudança da freqüência de ressonância do organismo.
2. Há um período latente antes da produção dos sintomas reais, mesmo que o grau de vibração do organismo seja imediatamente mudado pelo estímulo.
3. Tão logo mude a freqüência de ressonância, a sensibilidade do organismo à doença também muda; há um novo espectro de doenças às quais a pessoa é sensível. Essa mudança de sensibilidade explica numerosos casos em que o paciente parece adquirir uma série de infecções de virulência crescente e de reação descrescenteaos antibióticos.
4. O princípio de ressonância torna o organismo sensível à influência morbífica basicamente em apenas um nível, num determinado momento. Por conseguinte, uma pessoa pode ser "imune" à gonorréia por duas razões: ela está muito doente ou muito saudável para