Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 81

Essas descobertas sugerem que o eletrométrico correlaciona o resultado das causas inerentes ao tecido envol vido, e se o tecido envolvido pode ser removido total mente, ocorre a reversão de potencial. Inversamente, a reversão não ocorre quando todo o tecido envolvido não éremovido pela operação." (Grifo do dr. Langmans.)
Leonard Ravitz, doutor em medicina, eminente psiquiatra americano filiado a diversas universidades e socie dades profissionais, também trabalhou com o dr. Burr em vários estudos clínicos. Foram observados pacientes psicóticos durante os estados de excitação e de repouso e após tratamentos bem-sucedidos. Resultados muito surpreendentes foram consistentemente obtidos em grande número de pacientes. Particularmente interessantes para nós foram os resultados que correlacionaram as mudanças do plano mental com as mudanças do campo eletrodinâmico.
"Com relação aos estudos experimentais humanos nos quais os sujeitos servem como séus próprios controles, uma das abordagens iniciais comparava as mudanças dos estados individuais antes e depois da hipnose, juntamente com os efeitos da hipnose como foram registrados e estudados. Mudanças hipnóticas e pós-hipnóticas foram, então, comparadas com alterações correspondentes de campo.
Inquietações de todas as espécies assim induzidas foram estudadas eletrometricamente e comparadas com as que surgiam espontaneamente, tanto no estado de vigília quanto no estado hipnótico. Mais tarde, as mudanças foram medidas antes, durante e depois da aplicação de várias drogas, placebos e dosagens apropriadas para alcançar os efeitos correlacionados com as intensidades do campo e polaridades em determinados momentos. Experimentos similares foram, da mesma forma, realizados sobre os efeitos da submissão de controle de pacientes aos vários procedimentos terapêuticos.
Em resumo, os sujeitos em estado de transe, induzido ou espontâneo,