Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 67

combinação de dois conceitos: o do campo eletromagnético e o dos fótons como manifestações da partícula das ondas eletromagnéticas. Como os fótons também são ondas eletromagnéticas e como essas ondas são campos de vibração, os fótons devem ser manifestações dos campos eletromagnéticos. Daí resulta o conceito de um campo de quantum, isto é, de um campo que pode tomar a forma das quanta, ou partículas. Este é, na verdade, um conceito inteiramente novo, que foi ampliado para descrever todas as partículas subatômicas e suas interações, cada tipo de partícula correspondendo a um campo diferente. Nessas teorias do campo de quantum, o contraste clássico entre as partículas sólidas e o espaço que as rodeia está completamente superado. O campo do quantum é visto como a entidade física fundamental; um meio contínuo que está presente em todos os lugares do espaço. As partículas são apenas as condensações locais do campo; são concentrações de energia que vêm e vão, perdendo desse modo seu caráter individual e dissolvendose no campo subjacente. Nas palavras de Albert Einstein:

Podemos, portanto, considerar a matéria como sendo constituída pelas regiões do espaço nas quais o campo é extremamente intenso… Não há lugar nessa nova espécie de física para o campo e a matéria, pois o campo é a únidade realidade." (Grifo meu.)

Esses novos conceitos da física mudaram toda a nossa perspectiva sobre a realidade. Se a matéria e a energia são intercambiáveis e, na verdade, estão contínua e rapidamente se intercambiando no contexto dos campos de intensidade variada, abrem-se panoramas inteiramente novos para a humanidade. Por um lado, há a possibilidade de usar esses novos insights em formas anteriormente inimagináveis para o benefício do ser humano; por outro, o uso impróprio dessas energias pode perfeitamente levar à destruição do