Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 66

maneira, unificados num único campo eletromagnético…
Matéria e espaço vazio – o cheio e o vácuo – eram os dois conceitos fundamentalmente distintos nos quais se assentavam o atomismo de Demócrito e de Newton. Na relatividade geral, esses dois conceitos não podem mais ser separados…
Dessa forma, a física moderna nos mostra mais uma vez que os objetos materiais não são entidades distintas, mas estão inseparavelmente ligados ao seu meio ambiente; que suas propriedades s6 podem ser entendidas em termos de sua interação com o resto do mundo. De acordo com o princípio de Mach, essa interação se estende a todo o universo até as mais distantes estrelas e galáxias. A unidade básica do cosmos se manifesta, por conseguinte, não somente no mundo do infinitamente pequeno, mas também no mundo do infinitamente grande; um fato que é reconhecido de forma crescente pela moderna astrofísica e cosmologia…
A unidade e a inter-relação de um objeto material e de seu ambiente, que é manifesta na escala macroscópica na teoria geral da relatividade, aparece de uma forma ainda mais surpreendente no nível subatômico. Aqui, as idéias da clássica teoria de campo combinam-se às da teoria dos quanta para descrever as interações entre as partículas subatômicas. Essa combinação ainda não foi possível para a interação gravitacional por causa da complicada forma matemática da teoria da gravidade de Einstein, mas a outra teoria de campo clássica, a eletrodinâmica, fundiu-se à teoria dos quanta em uma teoria chamada de eletrodinâmica quântica, que descreve todas as interações eletromagnéticas entre as partículas subatômicas. Essa teoria incorpora tanto a teoria dos quanta quanto a teoria da relatividade. Foi o primeiro modelo quantum-relativista da física moderna e é ainda o mais bem-sucedido.
O novo e surpreendente perfil da eletrodinâmica do quantum surge da