Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 51

diferentes tipos de casos. Tal imagem ajuda o profissional a classificar o emaranhado de mudanças, aparentemente aleatórias e confusas, com certa confiança em relação ao que realmente está ocorrendo com o paciente. Nas décadas futuras, as observações sistemáticas feitas por entrevistadores cuidadosos tornarão os detalhes dessas correspondências e hierarquias mais refinados, de forma que os futuros médicos terão um instrumento preciso para avaliar o progresso clínico, até mesmo com exatidão maior do que a proporcionada pelos testes de laboratório – um instrumento derivado apenas dos sintomas comunicados pelos pacientes.
A moderna fisiologia e a medicina psicossomática documentaram muito bem o fato de existirem correspondências entre os planos emocional e físico. Estudos de eletroencefalogramas e de biofeedback confirmam que a intensa concentração mental, ou a meditação, aumentam a circulação no cérebro, enquanto produzem relaxamento da musculatura e abaixam a pressão do sangue. O estado de medo cria palpitações, secura na boca, diminuição dos movimentos peristálticos, transpiração nas palmas das mãos, dilatação das pupilas, etc. Uma emoção agradável como o amor entre duas pessoas cria a dilatação periférica dos vasos sanguíneos, rubor, palpitações do coração e excitação emocional e mental. Todo estímulo, toda emoção e todo pensamento têm um efeito correspondente, em certo grau, em todos os níveis do corpo simultânea e instantaneamente.
Clinicamente, as correspondências mais óbvias são as que relacionam determinados órgãos a estados emocionais específicos. Todo pensamento e toda emoção possuem um local correspondente que os "favorece" no corpo físico. Essa área é afetada, positiva ou negativamente, dependendo da natureza do pensamento ou da emoção a ela correspondente. Um homem que passa pelo estresse do rom. pimento de um caso de amor provavelmente virá a sofrer sintomas cardíacos; uma outra pessoa, com dificuldades nos