Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 45

2. Nesse nível surgem a ansiedade, a angústia, a irritabilidade, os medos, as fobias e a depressão, tão comuns em nossos tempos. Nossos sistemas educacionais e políticos nunca desenvolveram sistematicamente o plano emocional, que, geralmente, é frágil, subalimentado e, por conseguinte, vulnerável.
3. Existe uma hierarquia de sintomas nesse nível, que é útil para medir o progresso durante a terapia.

Sumário da parte sobre o plano físico

1. O corpo físico e seus órgãos constituem o plano menos importante do ser humano; existe igualmente uma hierarquia com relação a seus órgãos e funções. Um enfar te do cérebro terá um efeito mais profundo do que um enfarte do coração, que, por sua vez, é mais prejudicial do que a trombose de uma artéria da perna.
2. O organismo sempre tentará manter as perturbações longe dos órgãos importantes.
3. Uma perturbação que progrida, durante um tratamento qualquer, dos órgãos menos importantes para os mais importantes indica uma deterioração da saúde geral. A direção oposta do proceso indica um progresso em direção a um estado de saúde melhor.

Capítulo 3
O ser humano como uma totalidade integrada

No capítulo 2 tentamos descrever os três níveis de um indivíduo em termos de importância hierárquica das funções, tanto na saúde quanto na doença. Neste capítulo, esse conceito será discutido de forma mais complexa e mais profunda, de modo a enfatizar a interação dos níveis, enquanto o organismo funciona como uma totalidade. O leitor