Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 39

perturbações no organismo humano, que tende a manter a ordem. Essa hierarquia não está meramente limitada às entidades vivas, mas é característica da estrutura e da função do próprio universo. Por exemplo, uma perturbação repentina nas leis da atração e repulsão, ou nos campos eletromagnéticos, criaria uma destruição inimaginável no cosmos. Uma mudança fundamental, mesmo momentânea, na atividade do Sol desintegraria profundamente a vida na Terra. Até pequenas mudanças na escala da temperatura do planeta alteram drasticamente o equilíbrio das formas de vida. Numa escala menor, a força gravitacional da Lua afeta a vida, assim como a umidade, o vento e as condições climáticas. Em todos esses fenômenos, discernimos uma hierarquia de funções e de leis que regem suas interações. Se um processo de importância básica for perturbado, ainda que ligeiramente, o efeito sobre todo o sistema será bem maior do que se um processo menor fosse perturbado no mesmo grau. Como vimos, essa hierarquia é evidente também no organismo humano, de forma que uma pequena área de dano no cérebro tem muito mais efeito sobre o organismo do que uma área de dano semelhante sobre a pele.
A idéia da hierarquia é, na verdade, a idéia da unicidade, a partir da qual tudo foi criado. Todas as entidades e todos os níveis estão ligados no universo inteiro por esse conceito; por conseguinte, ela pode ser considerada uma lei universal.
O conceito de hierarquia ganha grande importância prática para os clínicos na consideração do centro de gra vidade da ação ou perturbação do organismo. Em nossos dias, pode-se dizer, de um ponto de vista prático, que cada indivíduo (visto como uma totalidade) em todos os momentos de sua vida está doente em certo grau. A extensão da doença é determinada pela totalidade da perturbação existente na forma de sintomas em todos os três níveis. Uma perturbação visível em um nível, não importa quão diminuta,