Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 37

para criar problemas muito sérios; uma área de isquemia no coração é mais nociva à saúde do que uma área semelhante no fígado ou no rim, mas ainda é menos ameaçadora do que um dano do mesmo porte no cérebro.
Com essas observações podemos construir uma hierarquia dos órgãos do corpo físico; baseada em sua importância em relação ao organismo:

1. Cérebro (1)
2. Coração (1)
3. Glândula pituitária (1)
4. Fígado (2)
5. Pulmões (2)
6. Rins (2)
7. Testículos/ovários (2)
8. Vértebras (28)
9. Músculos (muitos)

Compreender essa hierarquia não é apenas um exercício acadêmico; possibilita ao profissional reconhecer a direção da progressão da moléstia. Se a doença estiver progredindo na hierarquia – em direção aos rins, pulmão, pituitária, coração e, finalmente, cérebro -, está claro que a progressão caminha para uma direção adversa. Pelo contrário, se a progressão se dirige do cérebro para os músculos, evidencia-se uma melhora no estado de saúde geral.
Se um médico moderno observar, por exemplo, um paciente progredindo de um eczema para uma bronquite asmática, provavelmente explicará ao paciente esse fato com as seguintes suposições: ou é o curso natural da doença em indivíduos alérgicos ou então a asma é uma enfermidade lamentável, mas coincidente, adicionada ao eczema. Se um paciente que sofreu de artrite