Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 35

profissional que lida com o paciente como um todo.
Como sempre, ao considerar a gradação dos sistemas do corpo físico, devemos primeiro reconhecer a natureza experimental da precisão dos detalhes até que eles sejam confirmados por observações ulteriores. Os seguintes princípios nos auxiliarão a elucidar essa hierarquia:

1. Se um determinado sistema contém um órgão de importância central para a manutenção de uma sensação plena de bem-estar, esse sistema deverá ser graduado de acordo com a importância desse órgão para todo o organismo.
2. O nível relativo de importância de um órgão pode ser medido pelo grau de prejuízo causado ao organismo por uma determinada soma de injúrias sobre esse órgão. Por exemplo, uma cicatriz no cérebro terá um efeito mais prejudicial do que uma cicatriz semelhante no coração ou na pele.

Segue-se uma relação dos sistemas considerados e seus órgãos, apresentados numa ordem aproximada de importância para o organismo:

1. Sistema nervoso, que inclui cérebro, medula espinhal, gânglios, plexo e fibras nervosas periféricas.
2. Sistema circulatório, que inclui coração, vasos sanguí neos, o próprio sangue, vasos linfáticos e linfa.
3. Sistema endócrino, que inclui glândula pituitária, glândulas tireóide e paratireóide, supra-renais, ilhotas de Langerhans, ovários e testículos e glândula pineal.
4. Sistema digestivo, composto por fígado, pâncreas e tubo digestivo com suas glândulas acessórias.
5. Sistema respiratório, formado por pulmões, brônquios, traquéia,