Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 32

materialista e tecnológica, a educação tem se concentrado quase que exclusivamente no treinamento atlético (nível físico) e intelectual (nível mental). Os principais heróis dos jovens são os colegas de classe bem-sucedidos atlética ou intelectualmente. Os jovens sensíveis, artistas, músicos ou poetas raramente são glorificados e encorajados. Na vida moderna, a principal fonte de educação emocional parece ser a televisão, que envolve o espectador apenas de forma passiva e enfatiza as persepectivas exageradas ou fantasiosas da vida.
A educação deveria seguir um procedimento mais natural e baseado nos estágios conhecidos da maturidade. A ênfase educativa deveria ser voltada ao desenvolvimento do corpo físico entre as idades de sete e doze anos; ao nível das emoções, entre as idades de doze e dezessete anos; ao nível mental, entre as idades de dezessete e vinte e dois anos. Ao invés disso, nossa educação é casual e aleatória, regi da freqüentemente por influências políticas mais do que pelo reconhecimento dos estágios naturais do desenvolvimento dos estudantes. O resultado é a criação de graduados desequilibrados e fragilizados no nível emocional. Embora esteja além do propósito deste livro delinear recomendações minuciosas para a mudança do sistema educacional, é, entretanto, importante para o profissional compreender a profunda influência que a educação inadequada exerce sobre a saúde emocional do indivíduo.
Entre as idades de doze e dezessete anos, o ser humano experimenta um despertar natural dos instintos sexuais e também dos mais elevados sentimentos: apreciação do amor, da liberdade, da justiça, etc. Por não haver nenhuma educação programada para mobilizar e desenvolver esses sentimentos, eles se canalizam para experiências desnorteantes, frustrantes e freqüentemente humilhantes para os jovens. Tentativas precoces de expressar e agir de acor do com tais emoções são rotuladas, tanto pelos professores quanto pelos pais, de "rebeldes", "sonhadoras", "extremamente idealistas", ou até mesmo