Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 31

sintomas para determinar a direção que o progresso do paciente está seguindo, mas é necessário também um breve roteiro com o qual julgar o grau de saúde ou doença de um indivíduo logo na primeira consulta. No estado mais alto de saúde emocional, o indivíduo experimenta uma absoluta calma dinâmica combinada com amor por si mesmo, pelos outros e pelo ambiente. Esse é um estado de serenidade que está ativamente envolvido com as pessoas e o ambiente; não é apenas uma falta de sentimento emocional gerada como proteção contra a vulnerabilidade emocional. Por outro lado, uma pessoa gravemente enferma sofre de uma séria angústia interna, ou de uma depressão intensa que a faz perder todo o interesse pela vida, desejando intensamente a morte. Entre esses extremos, existem amplas variações dos modos individuais de expressão.
Nos tempos modernos, a perturbação emocional tornou-se um dos maiores problemas de saúde. Seja por falta de compreensão das leis da natureza, seja por causa da contínua supressão "terapêutica" de enfermidades relativamente periféricas que se recolhem para o centro da existência humana, percebe-se que muitos dos problemas do mundo atual são provenientes de emoções desequilibradas, maldirigidas e destrutivas. Os problemas modernos dos conflitos armados indiscriminados, da violência aleatória, do terrorismo nas cidades, dos crimes em massa, da opressão racial e do abuso infantil, são todos exemplos de estados emocionais maldirigidos, tanto no nível individual quanto no nível social.
Como foi descrito anteriormente, o ser humano tanto afeta o ambiente quanto é afetado por ele. No nível emocional, uma das nossas influências mais importantes é a incapacidade total dos nossos sistemas educacionais em fornecer um treinamento emocional para os jovens. Como resultado, nossa parte emocional permanece subalimentada e caquética, tornando-se presa fácil das condições de doença. Em toda a história ocidental, e especialmente na era atual,