Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 29

existência diária de cada indivíduo.
Quanto à qualidade, os sentimentos podem ser definidos como positivos ou negativos. Os sentimentos positivos tendem a levar o indivíduo a um estado de felicidade, ao passo que os sentimentos negativos tendem a levá-Io a um estado de infelicidade. Quanto mais um indivíduo experimenta sentimentos negativos, mais doentio se torna nesse nível. Medir o grau da perturbação emocional de uma pessoa é descobrir o quanto, em seu estado de vigília, ela está entregue a sentimentos negativos como apatia, irritabilidade, ansiedade, angústia, depressão, pansamentos de suicídio, ciúme, ódio, inveja, etc.
As pessoas mais saudáveis e emocionalmente evoluídas experimentam alguns dos estados mais profundos conhecidos pela humanidade: experiências místicas, êxtase, amor puro, devoção religiosa e uma vasta gama de sentimentos sublimes difíceis de descrever e, em nossa era, limitados apenas a um pequeno número de indivíduos. Pode-se dizer de uma maneira geral que os desequilíbrios no plano emocional manifestam-se como sensibilidade elevada no sentimento de nós mesmos como seres vulneráveis separados do resto da criação; estados emocionalmente perturbados tendem a girar em torno de questões relativas a conforto pessoal, sobrevivência e expressão pessoal. Por outro lado, os estados emocionais mais evoluídos tendem a envolver sentimentos da nossa unicidade com toda a criação: amor, bem-aventurança, devoção, etc. Dessa forma, os sentimentos positivos num indivíduo sempre tenderão a criar uma sensação de unidade com o mundo externo; ao contrário, os sentimentos negativos tenderão a produzir uma sensação de isolamento e separação do mundo externo.
Do mesmo modo que, no nível mental, uma pessoa pode sofrer devido a pensamentos negativos, assim também, no nível emocional, pode ter sentimentos negativos, que criam perturbação interior e