Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 19

mobilizadas, enquanto suas emoções e as funções físicas são mantidas em seu ritmo normal. Um homem que encontra a amada depois de uma longa separação entrega-se completamente a suas emoções, enquanto reduz as atividades mentais e físicas.
Naturalmente, é sempre a totalidade da pessoa que está agindo, mas sua atenção, sua consciência, estão centradas no plano particular em que optou funcionar. Esse conceito pode parecer simplista e de pouco valor prático, mas veremos, mais adiante, que ele tem a mais profunda significação no processo da produção e avaliação da cura de uma doença.

Sumário do capítulo 1

1. O ser humano é um todo integrado, que age o tempo todo através de três níveis distintos: o mental, o emocional e o físico, sendo o nível mental o mais importante e o físico, o menos importante.
2. A atividade do organismo pode ser passiva ou ativa. Na doença as "reações" do mecanismo de defesa aos vários estímulos são do maior interesse para o homeopata.
3. O ser humano vive desde o momento do nascimento num meio ambiente dinâmico, que afeta seu organismo durante toda a vida e de várias maneiras, e que o obriga a se ajustar continuamente, de modo a manter um equilíbrio dinâmico.
4. Se os estímulos forem mais fortes do que a resistência natural do organismo, ocorrerá um estado de desequilíbrio com sinais e sintomas erroneamente rotulados de "doença" .
5. Os resultados dessa luta podem ser vistos principalmente no nível mental, emocional e físico, dependendo do estado geral de saúde no momento do estresse.