Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 14

A influência do universo além do sistema solar é, desse modo, muito menos compreendida; mas, levando-se em consideração pesquisas recentes sobre o raio X, os raios cósmicos e os campos eletromagnéticos, não apenas a nível solar mas também a nível galáctico, podemos ter certeza de que seus efeitos um dia serão considerados importantes. Torna-se cada vez mais evidente, tanto para os médicos quanto para os metafísicos, que o universo é um todo interessante, onde cada componente afeta os demais.
Os efeitos do sistema solar são profundos e bem conhecidos. O Sol, em si mesmo, é da maior importância. As manchas solares afetam o tempo, o campo eletromagnético da Terra e a ionização da atmosfera – e todos, por sua vez, influenciam a saúde das pessoas. A Lua, naturalmente, há muito é conhecida pelas influências capitais que exerce sobre a saúde; a sincronicidade entre o ciclo menstrual e as fases da Lua foi verificada diversas vezes; ademais, a história há muito registra o efeito das fases da Lua sobre os epilépticos e psicóticos. A esse respeito é interessante lembrar o fato de que a polícia e os grupos de emergência de muitas cidades maiores são atualmente reforçados durante a lua cheia devido ao comprovado aumento da violência e de acidentes durante essa fase.
A nação também pode afetar as pessoas de maneira morbífica. Cada nação tem uma espécie de disposição de espírito pela qual o indivíduo é apanhado. Os americanos, por exemplo, são em geral muito materialisticamente ambiciosos, desejosos de realizar e adquirir muito mais do que é necessário para sua felicidade. Essa constante pressão mina, com o passar do tempo, seu sistema nervoso, e assim, por volta dos cinqüenta e cinco ou sessenta anos, eles são levados a procurar uma instituição de repouso. Da mesma forma, outros países também têm suas características nacionais, que constituem tópicos de conversação em todo o mundo. A disposição de espírito da nação pode desempenhar um papel significativo na configuração da moléstia