Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Page 3

O propósito deste livro é tentar reafirmar os princípios universais da saúde e da doença num sistema amplo e racional, prontamente verificável pelos resultados clínicos reais, que compreendem e podem efetuar uma cura radical sempre que possível. Esses princípios devem ser conhecidos e respeitados por qualquer praticante, não importa a modalidade terapêutica usada. Entendendo esses simples princípios, as pessoas se tornarão capazes de julgar qualquer método terapêutico quanto à sua ação curativa e, assim, optando pela utilização de um sistema que ofereça possibilidades mais eficazes, descobrir seu caminho para uma saúde melhor.
Nesta exposição, os leitores, sem dúvida, poderão deparar-se com fragmentos de idéias por eles já encontradas em algum outro sistema de cura que lhe foi proposto no passado. No entanto, somente em tempos relativamente recentes essa ampla descrição das leis naturais que governam a saúde e a doença foi formulada numa metodologia científica.
Analisemos agora os pontos de especial interesse do pensamento médico através da história. Não é intenção deste livro apresentar uma descrição exaustiva das diferentes fases pelas quais a medicina passou em sua evolução, mas pelo menos podemos rever algumas generalidades bem conhecidas. Poder-se-ia supor que, enquanto o homem ocidental progrediu do seu estado primitivo para civilizações cada vez mais evoluídas, a medicina, naturalmente, o acompanhou em sua própria evolução. No entanto, os fatos não comprovam tal suposição. Apesar dos avanços da humanidade em muitos campos e em várias épocas da história, a medicina nunca acompanhou o progresso do pensamento em geral.
Vamos tomar como exemplo a Grécia: a civilização grega progrediu muito mais do que qualquer outra civilização primitiva no decorrer dos séculos VI, V e IV a.C., alcançando um estado de evolução interna difícil de ser su¬perado até pelo homem moderno. A humanidade,