Books

HOMEOPATIA: CIENCIA E CURA – Prefacio

[b:257cbhjv]Prefácio[/b:257cbhjv]

Este livro nasceu de vinte anos de experiência na aplicação da homeopatia – vinte anos de verdadeira dedicação, estudo, observação rigorosa e constante meditação sobre os muitos problemas desafiadores que a jovem e emergente ciência da homeopatia apresentou a minha mente indagadora. Desde o início, pude perceber a existência de muitos pontos perdidos e resultados confusos em sua teoria e aplicação; inúmeras ligações desconhecidas sobre as quais eu procurava em vão que me esclarecessem os mestres da época. No entanto, apesar de existirem pontos em branco na teoria, os resultados terapêuticos que a aplicação oferecia eram mais do que miraculosos.
Finalmente, depois de todos esses anos de estudo intenso, de aplicação e observação, muitos fatores importantes, muitos elos perdidos, começaram a ser esclarecidos. Com o tempo, toda a teoria e a prática homeopáticas emergiram como as apresento neste manual. Resultados importantes como uma definição completa de saúde, a compreensão do ser humano em seus três níveis de existência, a importância hierárquica dos sintomas ou síndromes e suas interrelações, a compreensão da teoria dos miasmas em sua verdadeira perspectiva e muitos outros problemas foram esclarecidos.
Não levei muito tempo para entender que a homeopatia, em comparação com a medicina ortodoxa, tem – no campo terapêutico – as mesmas diferenças que a mecânica do quantum em relação à física newtoniana. Era óbvio que, depois da entrada da homeopatia no campo terapêutico, o médico fosse capaz de influir de forma curativa, através do medicamento homeopático, no campo eletromagnético do paciente. Percebi que, por meio dos conceitos que a homeopatia tem introduzido na medicina, os elementos sobre os quais a terapêutica vem há muito operando foram transferidos do corpo físico para o seu nível eletromagnético. Com toda a certeza, com a introdução da homeopatia no campo da terapêutica, está surgindo uma nova era para a medicina. A verdade dessa declaração audaciosa é difícil de ser percebida por todos nos tempos atuais; no entanto, seu significado será totalmente entendido pelas gerações vindouras.
Existe apenas uma desvantagem com relação à homeopatia; a de que ela é extremamente difícil de se aprender a manejar. Recordando minha própria experiência, posso dizer com certeza que quase nem consigo me lembrar de um dia em minha vida, em todos esses anos, em que esta ciência realmente divina não tenha ocupado a melhor parte dos meus pensamentos. Logo percebi que estava vivendo apenas para a homeopatia. Eu sabia que esse era o segredo para a eficácia terapêutica e até para a gratificação pessoal. A homeopatia é uma ciência viva. e dinâmica, e só pode ser eficaz se se tornar um conhecimento vivo e vibrante na mente e no coração do homeopata praticante.
Esta exposição da homeopatia é minha pequena contribuição para que tenham uma aprendizagem mais fácil e mais completa os estudantes do futuro. Ao preparar esta edição, fui auxiliado pelo médico americano Bill Gray (graduado pela Universidade de Stanford), cuja verdadei¬ra dedicação à causa da homeopatia e profundidade científica muito me impressionaram. O dr. Gray permaneceu mais de um ano em nossa escola trabalhando arduamente. Meu contato com ele deixou-me a forte crença de que, afinal, este nosso mundo caótico não está destituído de homens dignos e competentes, prontos a sacrificar o conforto pessoal por uma boa causa. Estou ciente de que, assim como ele, outros cientistas pioneiros estão hoje trabalhando para preparar o sistema médico para uma mudança capital, uma grande revolução terapêutica.
É absolutamente certo – e todo visionário, homem ou mulher, o sente – que a medicina hoje está no limiar de uma profunda e radical mudança e que, em breve, abraçará as novas e únicas possibilidades que á homeopatia está lhe oferecendo. e certo também que, atualmente, as pessoas querem, mais do que qualquer outra coisa, readquirir a saúde perdida. Elas não estão preocupadas com vagas especulações. Pode-se dizer que, na atualidade, estão exigindo uma forma de reconquistar seu equilíbrio psicossomático perdido, a fim de enfrentar os desafios que a civilização tecnológica lhes tem imposto. Creio firmemente, pela minha experiência, que a homeopatia pode, de maneira eficaz, ajudar a humanidade enferma neste empenho e ser um valoroso trunfo para uma evolução espiritual mais rápida do gênero humano.
George Vithoulkas
Março de 1979